quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Gratinado de penne com molho de carne

E porque este frio de rachar pede pratos reconfortantes e como não há nada mais reconfortante do que um bom prato de massa, aqui fica uma excelente receita para uma noite fria e chuvosa! Um prato que junta massa, molho de tomate, carne e queijo... é simplesmente algo divinal e aconchegante!


Gratinado de penne com molho de carne

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
500g de carne de novilho picada
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 pimento vermelho picado
200g de polpa de tomate
50ml de vinho branco
1 punhado de salsa
400g de massa penne
500ml de molho bechamel (ver receita)
200g de queijo mozzarella ralado
orégãos
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure a carne, mexendo frequentemente, até ganhar cor. Junte a cebola, os alhos e o pimento. Mexa e deixe refogar. Adicione a polpa de tomate, o vinho e tempere com sal e pimenta moída na hora. Deixe apurar em lume brando. Acrescente a salsa finamente picada e metade do molho bechamel. Entretanto, coza a massa em água com sal até estar al dente. Escorra e envolva de imediato com o molho de carne. Transfira o preparado para uma assadeira e regue com o restante bechamel. Cubra com a mozzarella, polvilhe com orégãos e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até gratinar. Sirva com uma salada de folhas verdes.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Tirinhas de peru com molho de amendoim


E depois da experiência no MasterChef e depois de muitas amizades feitas, estou de volta a casa e ao mundo da minha cozinha! Assim sendo, trago-vos mais uma deliciosa sugestão! Diferente e rápida de fazer... Tal como eu gosto! Haverá melhor comida do que aquela que é feita com o coração?! Espero que gostem e que experimentem fazer na vossa casa esta delícia com sabor exótico!


Tirinhas de peru com molho de amendoim

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
600g de peito de peru
2 dentes de alho espremidos
2 colheres (sopa) de manteiga de amendoim
300ml de leite
azeite, sal e pimenta preta
cebolinho
malagueta vermelha

PREPARAÇÃO
Corte a carne em tiras e deite numa vasilha. Junte os alhos e tempere com sal, pimenta moída na hora e um fio de azeite. Envolva e reserve. Aqueça uma frigideira e aloure a carne uniformemente. Junte a manteiga de amendoim e o leite e mexa em lume brando, até o molho engrossar. Retire do lume e guarneça com cebolinho picado e malagueta laminada. Sirva com arroz basmati e uma salada de folhas verdes.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Macarrão com bacon fumado



Olá a todos! Depois de alguns dias ausente, hoje trago-vos um prato de massa bastante rápido de fazer e uma delícia de se comer! Nem sempre podemos ter mais tempo para dedicar à cozinha, por isso este prato é mais um bom exemplo de uma refeição rápida e cheia de sabor, porque disso nunca devemos abrir mão! Todas as refeições devem ser únicas havendo tempo ou não...


Macarrão com bacon fumado

INGREDIENTES (3 PESSOAS)
200g de bacon fumado
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 colher (chá) de paprica
300g de esparguete
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure o bacon cortado em pequenos cubos. Junte a cebola, os alhos e a paprica e deixe refogar, mexendo regularmente. Entretanto, coza a massa em água com sal até estar al dente. Escorra e deite de imediato sobre o preparado de bacon ainda ao lume. Envolva, tempere com pimenta moída na hora e adicione um bom punhado de salsa picada. Sirva de imediato com uma salada de folhas verdes.

sábado, 11 de janeiro de 2014

Frigineco de carne à alentejana


Olá a todos! E que tal um prato quente e reconfortante, que nos aqueça a alma para animar estes dias frios e cinzentos?! Uma receita que deverá ser confeccionada com produtos regionais de qualidade e servida com um bom acompanhamento! Temos todo o Alentejo neste prato tão "guloso"! Espero que gostem da sugestão!


Frigineco de carne à alentejana

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
600g de cachaço de porco sem osso
6 dentes de alho esmagados
1 colher (sopa) de pimentão doce
1 chouriço de carne regional
300g de cogumelos frescos
1 punhado de azeitonas galegas
azeite, sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO 
Corte a carne em pequenos cubos e deite numa vasilha. Junte os alhos, o pimentão doce e um fio de azeite. Tempere com sal e pimenta moída na hora, envolva e deixe tomar gosto. Corte o chouriço em rodelas e aloure numa frigideira quente. Retire e reserve. Aproveitando a gordura que ficou na frigideira, aloure a carne uniformemente. Junte os cogumelos em pedaços e salteie até estarem macios. Acrescente as azeitonas e o chouriço tostado. Envolva e retire do lume. Guarneça com coentros picados e sirva com migas alentejanas (ver receita) ou papas de milho.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Salmão com crosta aromática


É com muito orgulho e prazer que hoje vos apresento a receita que me valeu o 3.º lugar no concurso da Pescanova "O salmão que sai bem"! Espero que gostem!


Salmão com crosta aromática

INGREDIENTES (2 PESSOAS)
2 tranches de salmão
2 colheres (sopa) de molho de soja
40g de pão duro
2 filetes de anchova em azeite
1 dente de alho
2 ramos de aneto
azeite e pimenta preta
cebolinho

PREPARAÇÃO 
Disponha o peixe numa assadeira, regue com o molho de soja e tempere com pimenta moída na hora. Reserve. No processador, coloque o pão, as anchovas, o alho, o aneto e um fio de azeite. Reduza a migalhas e cubra o peixe com esta mistura. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 30 minutos, até a crosta estar dourada e estaladiça. Retire do forno, guarneça com cebolinho picado e sirva com cuscuz de salsa e malagueta (ver receita).

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Macarrão com queijo (mac & cheese)


E que tal mais uma bela massa para variar dos grandes assados que nos encheram a mesa na época festiva?! Desta vez com um grande clássico americano que é o Mac & Cheese! Comida favorita de muitos miúdos e alguns graúdos, famosa por ser uma das comidas mais reconfortantes e colocar um sorriso na cara de qualquer tristeza! Espero que gostem e que experimentem este clássico americano em vossa casa!


Macarrão com queijo (mac & cheese)

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
25g de manteiga
40g de farinha
600ml de leite quente
200g de queijo cheddar ralado
sal, pimenta preta e noz moscada
400g de massa cotovelos
queijo parmesão ralado

PREPARAÇÃO 
Derreta a manteiga em lume brando e junte a farinha, mexendo sempre. Incorpore gradualmente o leite, enquanto mexe com uma vara de arames. Mexendo sempre, mantenha em lume brando até o molho engrossar. Retire do lume e junte de imediato o cheddar ralado, envolvendo até este derreter e incorporar no molho. Acerte o sal e tempere com pimenta e noz moscada moídas na hora. Entretanto, coza a massa em água com sal até estar al dente. Escorra e envolva de imediato com o molho de queijo ainda quente. Distribua o preparado por 4 pratos de forno individuais e polvilhe generosamente com parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 20 minutos, até gratinar. Sirva de imediato com uma salada de folhas verdes.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Massa gratinada com atum e legumes



Um excelente prato de massa... saboroso, quente e reconfortante! Haverá algo melhor para nos aconchegar nestes dias frios e chuvosos?!


Massa gratinada com atum e legumes

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 cebola laminada
2 cenouras raladas
1 alho francês laminado
½ pimento vermelho
250g de atum em conserva
150g de milho doce
200g de polpa tomate
1 colher (chá) de orégãos
200ml de natas
1 punhado de salsa
400g de massa fusilli
100g de queijo da ilha ralado
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, as cenouras, o alho francês e o pimento cortado em tirinhas, mexendo frequentemente, até estarem macios. Junte o atum escorrido, o milho, a polpa de tomate e os orégãos. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar em lume brando. Acrescente as natas e um punhado de salsa picada. Mantenha em lume brando até aquecer. Entretanto, coza a massa em água com sal até estar al dente. Escorra e envolva de imediato com o preparado de atum. Transfira a mistura para uma assadeira, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até gratinar. Sirva com uma salada de folhas verdes.