quarta-feira, 23 de abril de 2014

Salada de bacalhau com grão



E para desenjoar dos excessos da Páscoa, aqui fica uma receita leve mas substancial para uma bela e colorida refeição em família! As saladas são sempre algo em que podemos usar a nossa imaginação, pegando num clássico português e casando alguns ingredientes que ficam sempre bem juntos! O resultado final é um prato muito bonito, cheio de cor que satisfaz a vista e o apetite! Aventurem-se neste arco-íris de sabores que, dependendo dos gostos, pode ser apreciado quente ou frio!


Salada de bacalhau com grão

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
3 postas de bacalhau demolhado
2 cenouras
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
½ pimento vermelho
500g de grão de bico cozido
1 punhado de azeitonas galegas
1 punhado de coentros
azeite e vinagre
sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Coloque as postas de bacalhau num tacho e cubra com água. Leve a lume brando até o bacalhau lascar. Escorra e lasque o peixe, retirando peles e espinhas. Reserve. Coza as cenouras em água com sal. Escorra e corte as cenouras em rodelas. Deite numa vasilha e junte a cebola, os alhos, o pimento picado, o grão, as azeitonas, as lascas de bacalhau e os coentros finamente picados. Tempere a gosto com azeite, vinagre e pimenta moída na hora. Envolva delicadamente e sirva quente ou frio.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Borrego assado com batatinhas


Um clássico da Páscoa para mais um ano de tradição em família! Há pratos que sempre nos recordam a infância e um bom almoço em família, e este é um deles! Boa carne, bom vinho, boa companhia, haverá melhor para o Domingo de Páscoa!?


Borrego assado com batatinhas

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
1 pá de borrego com osso (2kg/2,5kg)
8 dentes de alho esmagados
2 hastes de alecrim
1kg de batata nova
1 colher (sopa) de pimentão doce
sal, azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
De véspera, faça alguns golpes na peça de carne, disponha numa assadeira e reserve. Num almofariz, pise os alhos com as folhas de alecrim, sal e pimenta moída na hora. Ligue tudo com um fio generoso de azeite e barre o borrego com esta mistura. Deixe a marinar durante a noite. No dia de assar, cubra a carne com uma folha de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 2 horas. Enquanto isso, corte as batatas em gomos e deite numa vasilha. Junte o pimentão doce, um fio de azeite e tempere com sal e pimenta moída na hora. Envolva e reserve. Retire a folha de alumínio e distribua as batatas em redor da carne. Deixe assar por mais 60 minutos, até as batatas estarem douradas e a carne tostada. Retire do forno, trinche a carne e sirva com uma salada mista.

domingo, 13 de abril de 2014

Coelho assado com mostarda



E porque a Páscoa está à porta, temos de começar a pensar num bom prato de caça para este Domingo tão festivo! Hoje deixo-vos uma receita muito simples para confeccionar uma das minhas carnes favoritas!


Coelho assado com mostarda

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 coelho em pedaços
3 colheres (sopa) de mostarda dijon
4 dentes de alho espremidos
2 folhas de louro
azeite, sal e pimenta preta
salsa

PREPARAÇÃO
De véspera, coloque a carne numa vasilha e junte a mostarda, os alhos, as folhas de louro e um fio de azeite. Tempere com sal e pimenta moída na hora, envolva e deixe marinar no frio durante a noite. No dia de cozinhar, disponha os pedaços de coelho numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 50 minutos. Retire do forno, guarneça com salsa picada e sirva com batata frita e uma salada de tomate maduro.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Coração derretido



Se há algo neste mundo que prova que os deuses existem, essa prova é este incrível bolo: crocante por fora e completamente derretido por dentro! Algo para deixar um amante de chocolate nas nuvens! Os meus sinceros parabéns à criadora do blog "Cozinha com Paixão" que me proporcionou o prazer de fazer e comer este fantástico bolo!


Coração derretido

INGREDIENTES
400g de chocolate de culinária (70% cacau)
100g de manteiga
6 ovos
200g de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
manteiga (para untar a forma)
açúcar em pó (para decorar)

PREPARAÇÃO 
Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Separe as gemas das claras e bata estas em castelo firme. Reserve. Numa vasilha, bata as gemas com o açúcar. Adicione o chocolate derretido, batendo em simultâneo. Incorpore a farinha e o amido de milho. Por fim, envolva delicadamente as claras em castelo e verta o preparado numa forma redonda de 23cm previamente untada. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante exatamente 20 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer por completo. Desenforme e decore com açúcar em pó.