segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Festival do Polvo 2015 - Polvo com batata doce



E foi com muito orgulho e prazer que participei no grande Festival do Polvo 2015 que se realizou na linda Zambujeira do Mar nos passados dias 18, 19 e 20 de Setembro! Uma festa linda, com gente da terra, com gente de fora, com gente que foi com vontade de aproveitar ao máximo o que a Zambujeira tem para oferecer e, claro, comer o melhor polvo do mundo e desfrutar do mais belo pôr-do-sol, nesta linda costa alentejana! Não há palavras para descrever os encantos da Zambujeira! Fui recebida de braços abertos por toda a organização deste evento, que estão de parabéns por todo o trabalho desempenhado! Um muito obrigado a toda a Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense, por todo o apoio, simpatia e atenção demonstradas! Foi um prazer ter colaborado convosco!
Mais uma vez, fui representar a minha linda Costa Vicentina e os seus magníficos produtos! Como não podia deixar de ser, fui demonstrar o meu polvo com batata doce num showcooking que se realizou na Rua Miramar! Um prato lindo para este evento, pois se por um lado temos o polvo da costa, um polvo da rocha, escuro e com um sabor a mar, um verdadeiro tesouro da nossa costa, por outro lado temos a linda batata doce lira, de polpa amarela, mais miúda e bastante doce! Sem nunca esquecer do tomate coração, esse tomate maravilhoso, carnudo, doce e muito sumarento! Dou destaque também ao maravilhoso pão que se come no litoral alentejano e que também foi inserido na receita, desta vez torrado e esfregado com alho, também este da terra! E cozinhar é isto mesmo, desfrutar do que de melhor a terra tem para nos oferecer e dar a conhecer os produtos da região, para que estes continuem a ser produzidos e apreciados!
As fotos foram tiradas pela organização, mais uma vez de parabéns pela qualidade profissional das imagens!
 


Finalizo os agradecimentos com a receita de polvo com batata doce, desta vez renovada e melhorada, ficando a promessa de que “Para o ano haverá mais!”.


Polvo com batata doce

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
2 polvos da rocha (1,2kg/1,5kg cada)
1 cebola picada
6 dentes de alho picados
½ pimento vermelho picado
1 polegar de gengibre fresco
400g de tomate pelado
100ml de vinho branco
600g de batata doce (variedade lira)
sal, azeite e pimenta preta
salsa e coentros

PREPARAÇÃO
Lave e escorra muito bem os polvos. Corte em pedaços com cerca de 4cm e deite num tacho com um fio generoso de azeite. Leve a lume brando e deixe o polvo cozinhar nos próprios sucos, mexendo ocasionalmente até este ganhar cor e se apresentar bem firme ao toque. Junte a cebola, os alhos, o pimento e o gengibre ralado e deixe estufar por alguns minutos. Acrescente os tomates picados e o vinho. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar em lume brando. Adicione as batatas cortadas em pequenos cubos, envolva e mantenha tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até a batata estar tenra e macia. Aproveite para acertar o sal. Guarneça com salsa e coentros picados grosseiramente e sirva com pão torrado esfregado com alho.

Sem comentários:

Enviar um comentário