quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Arroz de frango do campo à alentejana


Mais uma sugestão para fazer um sucesso nos jantares de Natal ou até mesmo no grande dia de Natal! Isso fica ao critério de cada um! Uma receita alentejana que faz furor na mesa! Não deixem de experimentar, pois vai valer a pena!


Arroz de frango do campo à alentejana

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
1 frango do campo em pedaços
1 cebola picada
4 dentes de alho esmagados
1 chouriço de carne regional
1 caneca de vinho branco
1 caneca de vinho tinto
1 caneca de cerveja
1 cálice de whisky
200g de bacon fumado fatiado
2 canecas de arroz carolino
sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Coloque os pedaços de frango numa panela e junte a cebola, os alhos, o chouriço inteiro, os vinhos, a cerveja e o whisky. Tempere com sal e pimenta moída na hora. Leve ao lume e deixe cozinhar tapado em lume brando, até a carne estar tenra e macia. Retire o frango e o chouriço do tacho e triture o caldo com a varinha mágica. Reserve. Desfie o frango, retirando peles e ossos. Reserve. Corte metade do chouriço em rodelas e a outra metade em cubos. Reserve. Forre o fundo de uma assadeira com as fatias de bacon e cubra com uma caneca de arroz cru. Espalhe a carne desfiada e o chouriço em cubos e cubra com outra caneca de arroz cru. Regue com 4 canecas do caldo reservado e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 50 minutos. Retire, distribua as rodelas de chouriço sobre o arroz e leve novamente ao forno por mais 10 minutos. Sirva com uma salada alentejana de alface com coentros (ver receita).

1 comentário:

  1. Este arroz cozido no forno fica uma verdadeira delícia! Por baixo um arroz muito fofo e soltinho e por cima uma camada crocante completamente irresístivel! Beijinhos

    ResponderEliminar