quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Mais um ano de Festival do Polvo... Mais um ano de Zambujeira do Mar | Polvo frito à moda antiga com puré de batata doce


Mais um ano de Festival do Polvo... e assim se passou um fim-de-semana simplesmente único e inesquecível! É destes momentos que é feita a vida, momentos simplesmente únicos, a fazer o que realmente gostamos, com pessoas que gostamos e numa terra que tem um cantinho muito especial no meu coração! Um festival que vai ficar na memória de todos aqueles que aproveitaram este fim-de-semana para se divertir nesta terra cheia de encanto e claro, degustar o melhor polvo do mundo confecionado de diversas formas! E foi nesse sentido, que foram organizados alguns showcookings de forma a promover a versatilidade do polvo! Foi com enorme prazer e de coração aberto que dei o melhor de mim e fui mais uma vez representar os maravilhosos produtos da costa vicentina num prato simples, mas que retrata sabores da minha infância e daqueles que lá nasceram e cresceram! Sabores que não podem ficar esquecidos no tempo, sabores que devem ser passados às novas gerações e às que ainda estão por vir! Poucos ingredientes que criam uma refeição única e inesquecível! A cozinha alentejana é mesmo isto, fazer muito com tão pouco!
Foi um prazer colaborar com a organização do Festival, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense, que mais uma vez nos recebeu de braços abertos, sempre gentis e disponíveis! Acima de tudo diverti-me, cozinhei aquilo que gosto e representei aquilo em que acredito! Foi uma satisfação poder cozinhar num cenário único, com a praia da Zambujeira ao fundo e contemplando o mais belo pôr-do-sol!
Deixo-vos algumas fotos que retratam estes momentos e que foram tiradas pela organização, mais uma vez de parabéns pelo profissionalismo demonstrado!






Este ano tivemos o prazer de ter a presença de um dos grandes nomes da nossa cozinha, o Chef Vitor Esteves, de parabéns pela sua simpatia, profissionalismo e por representar os melhores produtos da região com pratos únicos! Fomos contemplados com uma paella gigante de polvo com mexilhão e pimentos de padron, que foi totalmente confecionada em plena Rua Miramar! Um espétaculo digno de se ver e recordar! A paella estava simplesmente fantástica, com uma cor linda e sabor inesquecível! Aqui ficam mais algumas fotos destes momentos!






E assim se passaram 3 dias espetaculares com música, boa comida e muita animação! Gente da terra, gente de fora, gente pronta para se divertir nesta grande festa que é o Festival do Polvo da Zambujeira do Mar!
Parabéns a toda a organização e a todos os que de alguma forma colaboraram para que esta festa fosse um verdadeiro sucesso!
Finalizo com a receita que levei até à Zambujeira do Mar! Cor, sabor e tradição!


Polvo frito à moda antiga com puré de batata doce

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
2 polvos da rocha (1,2Kg/1,5Kg cada)
6 dentes de alho esmagados
1kg de batata doce
1 chouriço de carne regional
azeite, sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO
Lave e escorra muito bem os polvos. Corte os polvos em pedaços com cerca de 4cm e reserve. Regue generosamente o fundo de uma frigideira com azeite e leve ao lume. Junte os alhos e os pedaços de polvo, envolva e deixe cozinhar em lume forte. Mexa frequentemente enquanto o polvo cozinha e frita nos seus próprios sucos. Estará no ponto quando o polvo começar a caramelizar, atingindo uma tonalidade mais escura e o molho ficar reduzido a azeite. É muito importante utilizar polvo da rocha com o peso certo, para que este fique tenro, suculento e com a tonalidade certa para este prato. Entretanto, prepare o puré de batata doce. Coza as batatas, previamente descascadas e cortadas em pedaços, em água com sal. Escorra, reduza a puré e junte um fio generoso de azeite, mexendo até obter um puré mais fofo. Tempere com pimenta moída na hora e envolva um bom punhado de coentros finamente picados. Reserve. Corte o chouriço em rodelas grossas e toste de ambos os lados numa frigideira quente. Retire, pique grosseiramente e reserve. Sirva o polvo frito com o puré de batata doce e guarneça com o chouriço picado e algumas folhas de coentros.

Sem comentários:

Enviar um comentário