quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Tomates Gratinados

Refeições ou simples petiscos de legumes recheados e gratinados são sempre prazerosas e fáceis de fazer! Uma deliciosa receita com sabor a mar que combina a doçura dos tomates com o toque salgado do atum e das azeitonas, o sabor apimentado do alho, a cremosidade da maionese e a textura estaladiça das migalhas de pão! Uma combinação perfeita para uma refeição de verão com uma bela salada de folhas verdes a acompanhar!


INGREDIENTES (6 TOMATES GRATINADOS)
3 Tomates
1 Ovo cozido
170g de Atum em azeite
3 Delícias do mar
1 Dente de Alho ralado
1 Punhado de Azeitonas galegas
2 Colheres (sopa) de Maionese
Flor de sal e Pimenta preta
Salsa

PÃO RALADO COM ALHO
20g de Pão duro
2 Dentes de Alho
Azeite

PREPARAÇÃO
Para preparar o pão ralado, triture o pão com os alhos e um fio de azeite. Reserve. Corte os tomates ao meio e retire a polpa. Polvilhe o interior com sal e coloque os tomates, virados ao contrário, sobre papel absorvente. Reserve. Esmague bem o ovo com a ajuda de um garfo e reserve. Esfarele o atum e as delícias do mar e deite numa vasilha. Junte o ovo, o alho, as azeitonas previamente descaroçadas e picadas, a maionese e alguns raminhos de salsa picada. Tempere com flor de sal e pimenta moída na hora e envolva até obter uma pasta homogénea. Recheie cada metade de tomate com a mistura anterior e disponha-os numa assadeira. Polvilhe generosamente com o pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até gratinar. Decore cada tomate com uma azeitona e sirva de seguida com pão torrado e uma salada de folhas verdes.

2 comentários:

  1. Tenho de experimentar os tomates assim, por acaso nunca fiz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma combinação diferente! Lembrei-me de casar estes ingredientes e o resultado foi muito bom! Diferente e muito agradável! Beijinhos

      Eliminar