sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Pizza rústica


Acho que existe algo de empático nos pratos que se dizem "rústicos"... Talvez por nos fazer lembrar algo com sabor genuíno... Algo com sabor a "antigamente"... Algo com um toque especial... Aquele mesmo toque que só os nossos avós sabiam dar à comida! Existe algo de único na comida que nos consegue transportar à infância... Ou então sou eu que como apaixonada da boa cozinha que sou, me deparo com estas sensações, talvez aos vossos olhos inexplicáveis! Mas seja por uma ou outra razão existem certos sabores e aromas que muitas vezes me trazem memórias e saudades de outros tempos! Esta pizza por exemplo, não fazia de todo parte do repertório de receitas que a minha querida avó fazia (e tão bem), mas talvez pela junção de um bom chouriço, pimentos e azeitonas, este aroma a pizza caseira que invadiu a casa, me fez de imediato recordar saudosamente a minha infância! Um sabor tão reconfortante e a "antigamente" com um aroma único e completamente decadente...


Pizza rústica

INGREDIENTES (1 PIZZA GRANDE)
1 porção de massa de pizza (ver receita)
molho de tomate (ver receita)
100g de queijo da ilha ralado
100g de queijo mozzarella ralado
½ cebola laminada
½ pimento vermelho
½ chouriço de carne regional
1 punhado de azeitonas galegas
orégãos e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Deite a massa sobre uma superfície polvilhada com farelo de trigo e estenda com o rolo até obter uma base fina. Coloque a massa sobre uma folha de papel vegetal e cubra a superfície com molho de tomate. Distribua os queijos ralados, a cebola, o pimento cortado em tirinhas, o chouriço em rodelas e as azeitonas previamente descaroçadas. Finalize com orégãos e pimenta moída na hora e leve ao forno pré-aquecido a 220º durante 10 a 15 minutos. Retire a pizza do forno, corte às fatias e sirva de imediato.



Sem comentários:

Enviar um comentário