quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Festival da batata doce de Aljezur 2017 - Frigineco com esmagada de batata doce



Mais um ano de Saberes e Sabores naquele que é considerado o coração da Costa Vicentina! Aljezur… Uma pérola plantada em terras vicentinas que mais um ano abraçou este evento que celebra a melhor batata doce do mundo de variedade lira, um produto com caraterísticas únicas e uma genuinidade que lhe é conferida pelo trabalho árduo dos produtores locais!
Este ano à semelhança dos anteriores, fui honrar este maravilhoso produto num showcooking em que a batata doce foi a estrela principal, lado a lado com o meu famoso FRIGINECO! O resultado foi fantástico, frigineco com esmagada de batata doce e migalhas de azeitona, um prato que nos faz regressar às origens e aos sabores genuínos de antigamente!






Para além de showcookings diários, o festival conta também com muita animação, quiosques com produtos regionais e uma zona de restaurantes e tasquinhas onde são servidas as receitas mais típicas assim como novas propostas culinárias, sempre conjugadas com a batata doce de Aljezur!
A doçaria local também marca presença com requintadas tentações de bolos, pastéis, tortas e outras formas de utilizar a batata doce, dando a conhecer a versatilidade deste produto na doçaria local!

Mais um ano de sucesso num evento que valoriza a produção agrícola local de uma batata doce secular, de sabor e caraterísticas únicas que a distinguem e deixam os produtores locais cheios de orgulho!

Para quem não teve possibilidade de estar presente neste festival, aqui fica a receita que confecionei naquele que para mim foi mais um showcooking de sucesso e de regresso às origens!



Frigineco com esmagada de batata doce

FRIGINECO (6 PESSOAS)
800g de cachaço de porco sem osso
200g de cachola (fígado de porco)
6 dentes de alho esmagados
2 folhas de louro
2 malaguetas secas
1 colher (chá) de cominhos
1 colher (chá) de pimentão doce
100ml de vinho branco
4 colheres (sopa) de vinagre
sal, azeite e pimenta preta
1 punhado de coentros
1 punhado de azeitonas galegas

ESMAGADA DE BATATA DOCE
1kg de batata doce (variedade lira)
sal e azeite
pimenta preta e noz moscada

PREPARAÇÃO
De véspera, corte as carnes em pequenos pedaços e deite numa vasilha. Junte os alhos, as folhas de louro, as malaguetas picadas, os cominhos, o pimentão doce, o vinho e o vinagre. Tempere com sal e pimenta moída na hora, envolva e deixe marinar no frio durante a noite. No dia de cozinhar, regue generosamente o fundo de uma frigideira larga com azeite e leve ao lume. Junte a carne com toda a marinada e deixe cozinhar em lume forte, mexendo regularmente, até a carne estar macia e o molho completamente reduzido. Retire do lume e envolva os coentros picados. Entretanto, coza as batatas inteiras e com casca em água temperada com sal. Escorra, pele e esmague grosseiramente as batatas. Junte um fio de azeite, envolva e tempere com pimenta moída na hora e uma pitada de noz moscada. Sirva o frigineco com a esmagada de batata doce e guarneça com azeitonas e folhas de coentros.

Sem comentários:

Enviar um comentário